Prolongue sua maquiagem mesmo nos dias mais quentes

Make-up artists contam os segredos para manter a maquiagem intacta mesmo derretendo com o verão

Alessandra Siedschlag e Gabriel Cavalcanti

O verão pede cor, e o calor pede uma pele bonita. Mas como fazer isso se, nestes dias tão quentes, fica fácil para a maquiagem escorrer? Os maquiadores te dão a resposta: existem produtos – e truques – usados por eles que prometem deixar a sua pele linda, mesmo sob 40º à sombra. Quer saber quais são? Vamos lá.

A importância da pele limpa
No calor, a oleosidade da pele aumenta. E com isso, a maquiagem vai embora, escorre e desaparece. “Em primeiríssimo lugar, o importante é limpar a pele”, enfatiza Diogo Souza, make-up artist de São Paulo. “Eu sempre faço uma limpeza com adstringente. Se for possível, ainda, lave o rosto com água bem gelada antes de começar make.”

Diogo ensina um truque ótimo para fechar os poros e segurar mais a maquiagem: “Use um borrifador com água mineral gelada, e borrife no rosto todo. Não enxugue: apenas pressione um lencinho de papel sobre a pele para tirar o excesso. Assim, a pele fica pronta para receber a maquiagem”.

A maquiadora Camila Irala lembra dos lencinhos anti-oleosidade. “Estes produtos, usados antes de começar a produção, ajudam qualquer mulher a ficar com a pele sequinha”, brinca.

Prefira sempre usar menos
Fazer uma maquiagem usando o menos de produto possível e sempre garantia de estabilidade e bem-estar. “Para tudo durar mais na pele, eu recomendo o básico menos é mais, quanto menos coisa você colocar no teu rosto, mais tempo você vai parecer intacta e melhor você vai se sentir. Alguns protetores já têm cor, como o Spectraban Color Base e o Neutrogena Ultrasheer”, ensina Camila.

Depois de você limpar o rosto, o segredo é tonificar e preparar a sua pele para receber os tons do verão. “Primeiro de tudo, nunca se esqueça do protetor solar. Logo depois, é bacana usar um primer, que sempre ajuda a fixar as cores do make, e mantém você matificada por mais tempo, isto é, sem oleosidade. Alguns primers têm FPS 20, é só procurar”, indica Camila.

Diogo diz que existem produtos que são mais resistentes, como os da Kryolan, empresa de maquiagem profissional. “Quando tem muito sol, eu sempre uso um corretivo da linha Dermacolor, que é resistente até a chuva. E uso o produto no rosto todo, sem nada de pó por cima. Sobre ele, só uma base matificante. Eu costumo usar as da M.A.C.”

O melhor para o verão e sua pele
Maquiagem mineral é outra grande pedida para o verão. Camila garante que maquiagens em pó e bases minerais são perfeitas para o calor, pois não obstruem os poros, controlam a oleosidade, e assim evitam a formação de cravos.

Como esse tipo de maquiagem é feito a partir de minerais como óxido de zinco, oxido de ferro, dióxido de titânio, mica e ultramarino, as micropartículas são ricas em pigmentos. Resultado? Muita mais cor e durabilidade para o seu look.

Blushes e sombras minerais são ótimas aquisições: rendem, duram e são a grande tendência da estação. E os batons, como fazer para que eles durem mais? Fácil, escolha produtos sem textura cremosa. “Os lip stains, produtos que colorem sem deixar textura nos lábios, são sempre uma boa pedida”, finaliza Camila.

0 comentários:

Postar um comentário